A manutenção predial é um tipo de serviço que tem como objetivo auxiliar na prevenção, conservação e garantir que as edificações atendam às exigências de segurança para não colocar seus usuários em situações de risco.
Ela deve fazer parte da rotina de todos os edifícios e envolve uma série de serviços para garantir a sua funcionalidade. Por isso, vamos te mostrar quais são os tipos e os serviços prestados na manutenção predial e a importância de contratá-la. Confira!
Tipos de manutenção predial
Existem três tipos de manutenção predial: manutenção preventiva, corretiva e preditiva.
Manutenção preventiva
É realizada antes do surgimento de algum problema. Ela é fundamental para a conservação dos edifícios e pode contribuir para a redução de custos, uma vez que minimiza a ocorrência de falhas e problemas futuros, além de auxiliar na prevenção de acidentes e no bom funcionamento dos equipamentos.
Os principais serviços incluídos na manutenção predial preventiva são:
Manutenção corretiva
Na manutenção corretiva há primeiro a ocorrência de falhas em equipamentos ou instalações. Sendo assim, ela surge para corrigir os problemas de forma mais urgente e sem planejamento, porém, tem um custo mais alto e, muitas vezes, é necessária a paralização dos equipamentos durante a manutenção.
Os principais serviços da manutenção corretiva são:
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva possui bastante semelhança com a manutenção preventiva, pois ambas objetivam identificar e se antecipar a possíveis falhas e problemas. O que as diferem é que, enquanto a manutenção preventiva é realizada conforme um plano de manutenção que é feito regularmente, a manutenção preditiva visa encontrar possíveis erros a qualquer momento.
Algumas das suas vantagens são o aumento na vida útil dos equipamentos, redução de custos e de intervenções de correção.
Os principais serviços da manutenção preditiva são: